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Código de Conduta

O Código de Conduta da Axia Group expressa nossos compromissos com a ética, a integridade e a responsabilidade em todas as nossas ações e relacionamentos. Ele orienta o comportamento de todos os colaboradores, parceiros, sócios, fornecedores e demais partes interessadas, reforçando os valores que sustentam nossa atuação.

1. Relações com Colaboradores

1.1. Saúde e Segurança

A Axia Group promove um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, adotando práticas que previnem acidentes e protegem a integridade física e mental dos colaboradores. Cumprimos todas as normas regulamentadoras e incentivamos uma cultura de prevenção.
No ambiente de trabalho apresentamos as normas de moralidade (embriaguez, uso de drogas e desavenças), o uso de drogas ilícitas compromete a atuação do profissional e é crime, além de prejudicar a saúde e a vida de seus usuários, compromete o ambiente de trabalho e causa risco aos demais.
Será reportado à liderança quaisquer condições inseguras e atos desagradáveis no ambiente de trabalho. Para garantirmos as tratativas e ações necessárias em quaisquer riscos, ocorrências ou situações inseguras, utilizamos o formulário disponível no site da Axia Group para registrar a ação.

1.2. Conflito de Interesse

É responsabilidade de todos os colaboradores evitar situações em que interesses pessoais possam interferir nas decisões profissionais, todos os interesses pessoais devem compor-se com interesses da Axia Group e vice-versa.
Qualquer situação que configure ou possa configurar conflito de interesse devem ser imediatamente comunicadas à liderança ou ao canal de ética.

1.3. Contratação de Familiares e Parentes

A contratação de familiares e parentes é permitida, desde que respeitados critérios de meritocracia e não haja relação direta de subordinação ou influência nas decisões de contratação, promoção ou avaliação de desempenho. A contratação será analisada pela diretoria da empresa desde que não haja grau de parentesco. A contratação sempre será baseada na capacidade e nas qualificações profissionais do contratado.
Esses princípios de contratação justa serão aplicados a todos os aspectos da contratação, incluindo remuneração, promoções e transferências, assim como nos casos em que o relacionamento se desenvolva após o respectivo colaborador ter sido contratado pela empresa.
Filhos de colaboradores da Axia Group poderão ter prioridade em relação a outros candidatos para a vaga de estagiários, treinamentos, empregos temporários em épocas de férias e oportunidades similares de curta duração desde que sejam igualmente qualificados a tais outros candidatos, mantendo sempre a política e o processo de recrutamento para todos.

1.4. Informações Confidenciais

As relações da Axia Group e seus prestadores de serviços e colaboradores são fundamentadas no princípio da confiança. As informações confidenciais consistem em todas e qualquer informação que não seja ou ainda não seja de conhecimento público. Nelas se incluem segredos comerciais, patentes, planos de negócios, plano de marketing e de serviços, pesquisas com consumidores, idéias de engenharia de processos de fabricação, designer, dados contábeis, dados fiscais e tributários (tokens e senhas), licenças, identidade dos clientes, base de dados, registros, informações salariais e quaisquer dados financeiros e/ou bancários (tokens e senha), identidade dos consultores da Axia Group, quaisquer informações sobre fornecedores, informações sobre contratos, política de preços e outros, informações referente a clientes da Axia Group notadamente contatos e endereço, ou outros dados não publicados.

Acrescente-se ainda a cláusula “non compete” por toda a vigência da relação de prestação de serviços e por até 02 (dois) anos após o término da mesma.

2. Relações com Sócios/Acionistas e Conselho Consultivo

Prezamos pela transparência, equidade e responsabilidade e empatia, convergência de interesse. As deliberações são sempre divulgadas e lançadas por escrito, sempre em observância à decisão da maioria, tomadas em reunião e formalizadas em ata. Qualquer divergência sempre será dirimida em respeito ao melhor interesse da Axia Group. Distribuimos deveres e responsabilidades entre diferentes partes interessadas, além de explicitar as regras e procedimentos para a tomada de decisões em assuntos corporativos. Consideramos esses princípios essenciais, pois garantem uma gestão empresarial íntegra e sem práticas ilícitas.

3. Relações com Clientes e Fornecedores

Nossa relação com os fornecedores, que são parte da nossa cadeia de valor, são pautadas por boa-fé, honestidade, ética e transparência e respeito, buscando contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuamos.

3.1. Brindes e Presentes

Estimulamos a construção de boas relações com nossos diversos interlocutores externos. A troca de presente e hospitalidades não é incentivada, mas é permitida em contextos culturais ou de celebração de parcerias institucionais. Essa troca nunca poderá ser usada para influenciar decisões nem para obter vantagens indevidas, e jamais deve ser feita em dinheiro ou equivalentes, como vouchers ou cartões-presentes. “A aceitação do presente deve ser comunicada imediatamente ao superior”.

3.2. Interações com Clientes

Podemos oferecer ou aceitar koff break e ou refeições moderadas e de forma transparente juntos aos nossos clientes, não secreta e em momento oportuno.

Nos momentos de interação com nossos clientes, não consumimos bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas, sempre nos mantendo em pleno estado de normalidade e evitando, assim, causar situações de risco ao negócio ou inadequação por postura diante deles. Não compactuamos com atividades ilícitas junto ao cliente.

4. Relações com Setor Público

A interação com agentes públicos deve ser conduzida com integridade e em conformidade com as leis anticorrupção vigentes, especialmente a Lei 12.846/2013. É vedada qualquer forma de desvirtuamento, alargamento de conteúdo ou extensão de entendimento das rígidas regras anticorrupção.

5. Relações com a Concorrência

Atuamos de forma leal e transparente no mercado. Repudiamos práticas anticompetitivas como cartel, dumping, espionagem industrial e difamação da concorrência. Respeitamos a livre concorrência como valor essencial.

6. Relações com a Comunidade

A Axia Group contribui ativamente para o desenvolvimento social das comunidades onde está presente. Incentivamos ações voluntárias, projetos sociais e práticas que promovam inclusão, diversidade e bem-estar coletivo, porque acreditamos que a Educação é o único caminho para termos uma sociedade mais justa e igual.

7. Relações com a Mídia

A comunicação com a imprensa deve ser feita exclusivamente por porta-vozes autorizados. Valorizamos uma comunicação institucional ética, clara e alinhada com os princípios da empresa, respeitando a liberdade de imprensa. Disponibilizamos internet e e-mails unicamente para comunicação e informações de trabalho. Não permitimos a utilização de sistemas eletrônicos, internet, e-mail ou mídias sociais para transmitir, receber ou baixar conteúdos que prejudiquem as atividades de trabalho.

A mídia social, no trabalho ou em qualquer outro ambiente, não deve ser utilizada para expor informações privadas ou confidenciais da Axia Group ou de nossos clientes, não sendo permitida a inserção de conteúdos que exponha a imagem das empresas ou de seus profissionais. Participações em eventos ou palestras dos profissionais representando qualquer uma das empresas da Axia Group, devem ser alinhadas junto à área de comunicação.
Autorizamos o compartilhamento apenas de informações institucionais.

Preservamos nossa imagem pessoal tendo cuidados com os conteúdos que serão compartilhados nas redes sociais como, whatsapp, Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e similares. Não polemizamos assuntos como política, religião e esportes em grupos de trabalho.

8. Sustentabilidade

Comprometemo-nos com a sustentabilidade em todas as nossas operações que se baseiam em três pilares: Ambiental, Social e Econômico.
AMBIENTAL: Nossas operações são de madeiras responsáveis com a legislação ambiental vigente.
SOCIAL: Praticamos relações de qualidade baseada na confiança e respeito junto aos nossos colaboradores, clientes e parceiros, com responsabilidade social junto às comunidades onde atuamos.
ECONÔMICA: Nos responsabilizamos e comprometemos com nossos planos de negócios e trabalhamos em alta performance para atingirmos os mais altos níveis de valor, sendo um time de excelência.

9. Proteção de Dados

Cumprimos rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) especialmente a Lei 13.709/2018 e com os regramentos internacionais, antiterrorismo especialmente a Lei 13.260/2016 e a anticorrupção Lei 12.846/2013 e outras legislações aplicáveis. Garantimos a privacidade, segurança e tratamento adequado de dados pessoais de colaboradores, clientes, fornecedores e demais públicos.

Os colaboradores não devem empregar nenhuma conduta fraudulenta, se baseando nos regulamentos e promovendo o regular tratamento dos dados, bem assim preservando os direitos de privacidade e imagem para todos os fins. Além disso, todas as informações acessadas pela Axia Group estão protegidas pelo princípio da confiança.

Todos os dados obtidos dentro da empresa não podem ser compartilhados com terceiros a qualquer título, sendo gratuito ou oneroso. No desligamento de qualquer colaborador, prestador de serviço, sócio, acionista ou conselheiro da Axia Group, nenhum dado pode ser salvo em arquivo eletrônico ou impresso para uso diversos dos interesses internos da Axia Group.

Garantimos a confidencialidade, tomamos as precauções e atitudes de não utilizarmos e usarmos pen drives ou dispositivos externos aos equipamentos de informática, utilizamos o armazenamento em nuvem para armazenar todos os nossos arquivos; zelar pelo cuidado e confidencialidade de materiais impressos, sendo expressamente vedada a utilização de materiais impresso como rascunho; não compartilhamento de login/senha (informações pessoais e intransferíveis, além de bloqueio do computador em caso de ausência temporária).

Todos ambientes virtuais são monitorados pela empresa, seja interno ou externo, o que é de ciência e concordância de todos os colaboradores e prestadores de serviços.

10. Respeito no Ambiente de Trabalho

Prezar pela diversidade, a cortesia, a imparcialidade e ao respeito às pessoas, são a base para um bom relacionamento.

Nos repudiamos os atos discriminatorios de todas as forma e praticamos o respeito e a ordem como itens obrigatórios no ambiente de trabalho, seja realizado no âmbito interno da empresa como no âmbito dos nossos clientes, parceiros ou fornecedores, com o intuito de coibir atos de assédio moral, assédio sexual, assédio econômico ou ainda situações que configurem pressões, intimidações ou ameaças no relacionamento entre colaboradores, estagíarios, e/ou prestadores de serviços, independentemente de seu nivel hierárquico.

Praticamos diálogos e não imposições de um ponto de vista, ouvimos e respeitamos a opinião alheia, ainda que diferente da nossa. Mantemos o equilíbrio e a imparcialidade no ambiente de trabalho, buscando mantê-lo sempre saudável.

Não é permitido, no horário de trabalho e em qualquer das instalações da empresa, a prática de relacionamento íntimo com qualquer dos colegas de trabalho e/ou terceiros.

Asseguramos a dignidade pessoal, a privacidade e os direitos pessoais de todos os nossos profissionais e estamos comprometidos em manter um ambiente de trabalho livre de descriminalização e assédio. Não praticamos ou aceitamos discriminação com base na origem, nacionalidade, religição, raça, sexo, idade ou orientação afetiva, bem como não compactuamos com qualquer tipo de asspedio verbal ou físico, por qualquer motivo.

Preservamos nossa imagem pessoal sendo cuidadosos com a linguagem e exposição através dos conteúdos que compartilhamos em redes sociais como, whatsapp, Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e similares e grupos de trabalhos.

11. Transparência

Agimos com clareza e honestidade em todas as nossas relações e processos. A transparência é um valor inegociável e essencial. Trabalhamos sempre buscando a excelência e a assertividade em todos os nossos projetos, porém sabemos que erros podem acontecer. Quando erramos, somos transparentes e verdadeiros, e trazemos os problemas para ciência da liderança sem jamais ocultá-los. Sem medir esforços para mitigar os danos e as consequências e sempre buscar aprender com os nossos erros.

12. Cumprimento e Penalidades

O cumprimento deste Código é obrigatório. Violações podem resultar em sanções disciplinares, incluindo advertência, suspensão ou desligamento, além de medidas legais quando cabíveis. A empresa disponibiliza canais confidenciais para denúncias, garantindo o anonimato e proteção contra retaliações.

Considerações Finais

O Código de Conduta da Axia Group é mais do que um conjunto de diretrizes — ele reflete os princípios que sustentam nossa forma de atuar no mercado, nossas relações e nosso compromisso com a integridade, a responsabilidade e o respeito mútuo.

Esperamos que todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e demais públicos com os quais nos relacionamos se comprometam com os valores aqui estabelecidos e contribuam ativamente para a construção de um ambiente ético, seguro e transparente.

Manter uma conduta alinhada com este Código fortalece nossa reputação, impulsiona nosso crescimento sustentável e garante que nossas ações estejam sempre em sintonia com os padrões mais elevados de ética e governança corporativa.

Em caso de dúvidas sobre a aplicação das diretrizes aqui descritas ou para relatar comportamentos que violem este Código, disponibilizamos nossos canais de ética e compliance, que assegura total confidencialidade e proteção ao denunciante:


Canal de Ética Axia Group

E-mail: etica@axiagroup.com.br
Plataforma online: www.axiagroup.com.br/etica
Telefone: +55 27 98119 3839 (ligação gratuita e confidencial)


Nosso Comitê de Ética é responsável por analisar e tratar cada situação com total imparcialidade, garantindo que os valores da Axia sejam preservados em todas as instâncias.

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